sábado, 5 de abril de 2014

SALA DE LEITURA 

E.E.ALFREDO MARCONDES CABRAL







LABORATÓRIO

E.E. ALFREDO MARCONDES CABRAL






segunda-feira, 17 de junho de 2013

 SD - 6º ano

Avestruz – Mario Prata.

Habilidades: Localizar itens de informação explicita de um texto, com base em dada proposição afirmativa de conhecimento; Identificar a finalidade de um texto mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero; Inferir o efeito de humor produzido em um texto, pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas; Localizar itens de informação explicita, com base na compreensão global de um texto.
Antes da Leitura
Sondagem Inicial
Questionamento – Quais são os animais, mais estranhos que vocês conhecem ou já viram?
Visita a SAI, para pesquisar sobre animais, (exóticos, diferentes de zoológicos, circo, domésticos, selvagens, etc).
Questionamento – Vocês já viram um avestruz? Em qual classificação se encaixam?
Pesquisa sobre o avestruz em grupos.
Em seguida já em sala de aula debate-conversa informal sobre o resultado das pesquisas.
Durante a leitura:
Apresentação do texto – leitura silenciosa- grifando o vocabulário e pesquisando em dicionários.
Questionamento que trazem à tona as informações explicitas do texto ( finalidade/a quem se destina?Onde o texto foi publicado?)
Retomar a leitura, fazendo direcionamentos, conversando a cada parágrafo, explorando o gênero.
Depois da leitura:
“Apresentar para os alunos ditos populares como: “você tem estomago de avestruz”, “você esconde a cabeça como avestruz”,” uma andorinha só não faz verão” e outros ditos..., com animais, sempre os questionando, como seria um animal diferente dentro de casa.
Dramatização em sala ( em grupo) mudando o ponto de vista – contemplando todas as personagens.
Usar a SAI, apresentando-lhes vídeos sobre a avestruz- You tube, por exemplo.
Produção final:
O que aprendi?...

Passo a passo da SD

 texto "Pausa" - Moacyr Scliar
Antes da Leiutra:
Recuperação do contexto de produção
 Quem escreveu?
Onde foi divulgada?
Para quem?
Qual a intenção? 
      Definição de finalidades da atividade de leitura
 Quem será o leitor desse texto?
Qual a intenção?
( ler para estudar, trabalhar, entreter-se, buscar informação, atualizar, orientar-se)
      Percepção das relações de intertextualidade
      Percepção de outras linguagens
      Elaboração de apreciações estéticas e/ou
      afetivas  
      Elaboração de apreciações relativas a valores
      éticos e ou/políticos
 Comparação do texto com Cotidiano corrompido- Letra de música
 Em que a letra se assemelha com o tema do conto?
As personagens expressam os mesmos sentimentos e atitudes
 com relação à rotina?  
Como você imagina que seja o ritmo dessa música?
Como se comportam as mulheres?
O ritmo da música alterou o contexto? De que forma?
Como os vídeos confirmam essa mudança contextual?
Quem é e como aparece nos vídeos o marido?
E a mulher é mesma que você imaginou durante a leitura da
 letra? Em que ela é diferente?  

                     Por gabrielly jacobs p fernandes

terça-feira, 11 de junho de 2013

sábado, 8 de junho de 2013

ELISABETH RODRIGUES MACHADO SUSUKI (Cursista)

Presidente Epitácio-SP


Gosto das coisas simples: bons amigos, jogar conversa fora de vez em quando, ler(óbvio!), cinema, teatro, cães(tenho atualmente 20), plantas .
Sou casada, o marido também é professor ( violão e viola ). Tenho três filhos (dois professores também). São maravilhosos e estou a espera do João Pedro ( 1º netinho ) e segundo meus amigos, vovôs e vovós caducos,  dizem que meu  futuro é ser como eles . Estou aqui na expectativa de conhecer novos amigos.

 Eis minha experiencia...


Interessante! Sentei aqui, sozinha, nesse fim de tarde chuvosa, um friozinho gostoso, abri o curso com muita expectativa. Adorei! Que sensação gostosa de fazer essas leituras. Que delícia ouvir os depoimentos do Gabriel, do Gil e da maravilhosa Clair.
Confesso que fiquei, por alguns minutos, parada , olhando para o infinito, refletindo... e toda a minha vida voltou: eu, menina...brincando nas ruas sem asfalto, rodopiando em volta dos postes, brincando de contar estrelas, sentada com as amigas, ouvindo histórias "de medo"...eu, adolescente...copiando longos poemas de amor , escrevendo poesia , fazendo confissões ao diário, sonhando com o meu príncipe encantado...eu , mãe...lendo histórias de ninar...eu, professora...lendo para meus alunos...
A leitura sempre foi assim na minha vida, me levou a outros mundos.

Tenho comigo, juntinho de mim, na minha cabeceira o livro "Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupery, que é o meu suporte, meu apoio, nas horas da solidão... boa tarde, amigos!

quinta-feira, 6 de junho de 2013









Sugestão de Leitura....

O Pequeno Príncipe - quem ainda não leu, deveria ler é apaixonante.