segunda-feira, 17 de junho de 2013

 SD - 6º ano

Avestruz – Mario Prata.

Habilidades: Localizar itens de informação explicita de um texto, com base em dada proposição afirmativa de conhecimento; Identificar a finalidade de um texto mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero; Inferir o efeito de humor produzido em um texto, pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas; Localizar itens de informação explicita, com base na compreensão global de um texto.
Antes da Leitura
Sondagem Inicial
Questionamento – Quais são os animais, mais estranhos que vocês conhecem ou já viram?
Visita a SAI, para pesquisar sobre animais, (exóticos, diferentes de zoológicos, circo, domésticos, selvagens, etc).
Questionamento – Vocês já viram um avestruz? Em qual classificação se encaixam?
Pesquisa sobre o avestruz em grupos.
Em seguida já em sala de aula debate-conversa informal sobre o resultado das pesquisas.
Durante a leitura:
Apresentação do texto – leitura silenciosa- grifando o vocabulário e pesquisando em dicionários.
Questionamento que trazem à tona as informações explicitas do texto ( finalidade/a quem se destina?Onde o texto foi publicado?)
Retomar a leitura, fazendo direcionamentos, conversando a cada parágrafo, explorando o gênero.
Depois da leitura:
“Apresentar para os alunos ditos populares como: “você tem estomago de avestruz”, “você esconde a cabeça como avestruz”,” uma andorinha só não faz verão” e outros ditos..., com animais, sempre os questionando, como seria um animal diferente dentro de casa.
Dramatização em sala ( em grupo) mudando o ponto de vista – contemplando todas as personagens.
Usar a SAI, apresentando-lhes vídeos sobre a avestruz- You tube, por exemplo.
Produção final:
O que aprendi?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário