Depoimento espontâneo...
A todo instante nos
deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes,
outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo
escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros
leitores ambulantes e, agora, navegantes.
A escola é um ambiente
privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se
como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter
aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e
riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente
especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a
detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que
intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as
leituras ocorrem.
Sempre na minha
infância fui incentivada a leitura, meus pais sempre compraram livros e faziam
leituras antes de dormir, parece que foi ontem, por isso me sinto tão atraída
pelos livros hoje, foi um incentivo e tanto... Sinto muitas saudades desse
tempo e confesso que me sinto privilegiada, pois sabemos que hoje a realidade
de nossas crianças não são assim e por isso nós educadores temos um papel mais
que importante e desafiador "o incentivo e o prazer da leitura".
Está em nossas mãos
esse desafio!
gabrielly jacobs p fernandes
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