quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimento espontâneo...

A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.
Sempre na minha infância fui incentivada a leitura, meus pais sempre compraram livros e faziam leituras antes de dormir, parece que foi ontem, por isso me sinto tão atraída pelos livros hoje, foi um incentivo e tanto... Sinto muitas saudades desse tempo e confesso que me sinto privilegiada, pois sabemos que hoje a realidade de nossas crianças não são assim e por isso nós educadores temos um papel mais que importante e desafiador "o incentivo e o prazer da leitura".

Está em nossas mãos esse desafio!

                                                                                      gabrielly jacobs p fernandes

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