sexta-feira, 9 de maio de 2014
CABRAL EDUCANDO PARA VIDA: Projeto Educando Para vida - Projeto Dias Das Mães...
CABRAL EDUCANDO PARA VIDA: Projeto Educando Para vida - Projeto Dias Das Mães...: Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães. Resgatar valores sociais da comunidade em que o aluno está in...
segunda-feira, 17 de junho de 2013
SD - 6º ano
Avestruz – Mario Prata.
Habilidades: Localizar itens de informação explicita de um texto, com base em dada proposição afirmativa de conhecimento; Identificar a finalidade de um texto mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero; Inferir o efeito de humor produzido em um texto, pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas; Localizar itens de informação explicita, com base na compreensão global de um texto.
Antes da Leitura
Sondagem Inicial
Questionamento – Quais são os animais, mais estranhos que vocês conhecem ou já viram?
Visita a SAI, para pesquisar sobre animais, (exóticos, diferentes de zoológicos, circo, domésticos, selvagens, etc).
Questionamento – Vocês já viram um avestruz? Em qual classificação se encaixam?
Pesquisa sobre o avestruz em grupos.
Em seguida já em sala de aula debate-conversa informal sobre o resultado das pesquisas.
Durante a leitura:
Apresentação do texto – leitura silenciosa- grifando o vocabulário e pesquisando em dicionários.
Questionamento que trazem à tona as informações explicitas do texto ( finalidade/a quem se destina?Onde o texto foi publicado?)
Retomar a leitura, fazendo direcionamentos, conversando a cada parágrafo, explorando o gênero.
Depois da leitura:
“Apresentar para os alunos ditos populares como: “você tem estomago de avestruz”, “você esconde a cabeça como avestruz”,” uma andorinha só não faz verão” e outros ditos..., com animais, sempre os questionando, como seria um animal diferente dentro de casa.
Dramatização em sala ( em grupo) mudando o ponto de vista – contemplando todas as personagens.
Usar a SAI, apresentando-lhes vídeos sobre a avestruz- You tube, por exemplo.
Produção final:
O que aprendi?...
Passo a passo da SD
texto
"Pausa" - Moacyr Scliar
Antes da Leiutra:
Recuperação do contexto de produção
Quem escreveu?
Onde foi divulgada?
Para quem?
Qual a intenção?
Definição de finalidades
da atividade de leitura
Quem será o leitor desse texto?
Qual a intenção?
( ler para estudar, trabalhar, entreter-se, buscar
informação, atualizar, orientar-se)
Percepção das relações de
intertextualidade
Percepção de outras
linguagens
Elaboração de apreciações
estéticas e/ou
afetivas
Elaboração de apreciações
relativas a valores
éticos e ou/políticos
Comparação do texto com Cotidiano corrompido-
Letra de música
Em que a letra se assemelha com o tema do
conto?
As personagens expressam os mesmos sentimentos e
atitudes
com relação à rotina?
Como você imagina que seja o ritmo dessa música?
Como se comportam as mulheres?
O ritmo da música alterou o contexto? De que forma?
Como os vídeos confirmam essa mudança contextual?
Quem é e como aparece nos vídeos o marido?
E a mulher é mesma que você imaginou durante a
leitura da
letra? Em que ela é diferente?
sábado, 8 de junho de 2013
ELISABETH RODRIGUES MACHADO SUSUKI (Cursista)
Presidente Epitácio-SP
Gosto das coisas simples: bons amigos, jogar conversa fora de vez em
quando, ler(óbvio!), cinema, teatro, cães(tenho atualmente 20), plantas .
Sou casada, o marido também é professor ( violão e viola ). Tenho três
filhos (dois professores também). São maravilhosos e estou a espera do João
Pedro ( 1º netinho ) e segundo meus amigos, vovôs e vovós caducos, dizem que meu
futuro é ser como eles . Estou aqui na expectativa de conhecer novos
amigos.
Eis minha experiencia...
Interessante! Sentei aqui, sozinha, nesse fim de tarde chuvosa, um
friozinho gostoso, abri o curso com muita expectativa. Adorei! Que sensação
gostosa de fazer essas leituras. Que delícia ouvir os depoimentos do Gabriel,
do Gil e da maravilhosa Clair.
Confesso que fiquei, por alguns minutos, parada , olhando para o
infinito, refletindo... e toda a minha vida voltou: eu, menina...brincando
nas ruas sem asfalto, rodopiando em volta dos postes, brincando de contar
estrelas, sentada com as amigas, ouvindo histórias "de medo"...eu, adolescente...copiando
longos poemas de amor , escrevendo poesia , fazendo confissões ao diário,
sonhando com o meu príncipe encantado...eu , mãe...lendo histórias de
ninar...eu, professora...lendo para meus alunos...
A leitura sempre foi assim na minha vida, me levou a outros mundos.
Tenho comigo, juntinho de mim, na minha cabeceira o livro "Pequeno
Príncipe" de Antoine de Saint-Exupery, que é o meu suporte, meu apoio, nas
horas da solidão... boa tarde, amigos!
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)
